Atendimento ao Cliente da Divisão de Sensores Industriais
Rede de Atendimento - Divisão de Proteção Contra Explosão

Princípio funcional dos sensores de radar

Os sensores de radar industriais da Pepperl+Fuchs podem ser usados praticamente sem manutenção em uma ampla gama de aplicações e são altamente resistentes a interferências como chuva, nevoeiro, vento, poeira ou flutuações de temperatura. Esta combinação de versatilidade e robustez resulta do princípio de funcionamento físico utilizado: as ondas eletromagnéticas de alta frequência emitidas por uma antena compacta integrada no sensor propagam-se constantemente no ambiente aproximadamente à velocidade da luz até atingirem objetos sólidos, líquidos ou gasosos. Como a permissividade e permeabilidade desses objetos diferem das de um vácuo, reflexos das ondas eletromagnéticas inicialmente emitidas ocorrem sobre eles. Dependendo do material, da forma, do tamanho, da direção ou da velocidade do objeto, essa reflexão de radar tem propriedades diferentes (por exemplo, força, posição de fase ou espetro de frequência), que permitem que a eletrônica de avaliação seguinte tire conclusões sobre a natureza do objeto detectado.

Se o objeto está em movimento não é importante para o sensor de radar ser capaz de detectá-lo: tanto objetos em movimento como objetos parados podem ser detectados com alta confiabilidade. Se os objetos em movimento precisarem ser detectados ou suas velocidades medidas, o princípio de detecção da onda eletromagnética traz vantagens adicionais: devido à propagação do sinal à aproximadamente a velocidade da luz e ao processamento de sinal poderoso do sensor, ele não somente alcança tempos de resposta de ≥ 5 m/s, mas também pode medir velocidades do objeto na seção de 0,1 a 80 m/s.

Uma caraterística vantajosa adicional do princípio da onda eletromagnética é a sua capacidade de penetrar vários materiais não reflexivos ou fracamente reflexivos e absorventes. Enquanto os objetos metálicos refletem as ondas que os atingem de volta ao sensor de forma particularmente forte e não ocorre absorção, o reflexo é significativamente menor no caso dos plásticos, por exemplo. Isso torna possível instalar os sensores de radar completamente atrás de painéis plásticos (por exemplo, em Sistemas de transporte autoguiados) ou penetrar na camada exterior de um depósito de PE com o feixe de radar para detectar o nível de preenchimento de um material no interior. Mais detalhes sobre faixas de frequência de radar podem ser encontrados em nosso Mais sobre.

e-news

Fique por dentro de novidades e informações relevantes sobre a automação.

Clique aqui!
amplify – A Revista da Pepperl+Fuchs

Explore a nossa revista digital! Cases de sucesso, relatórios de aplicação, entrevistas e novidades esperam por você.

Sensores de radar da Pepperl+Fuchs

Os sensores de radar industriais da Pepperl+Fuchs oferecem medição de distância e velocidade livre de interferências, mesmo em chuva, nevoeiro, vento ou poeira. Saiba mais sobre este princípio de funcionamento sensorial único e todas as vantagens que ele oferece para você.