Atendimento ao Cliente da Divisão de Sensores Industriais
Rede de Atendimento - Divisão de Proteção Contra Explosão

Elementos desafiadores – Sensores de radar industriais

Poucas tecnologias utilizadas na indústria de automação são tão conhecidas na vida cotidiana quanto a tecnologia de radar (ou RADAR, abreviação de Radio detection and ranging, ou detecção e telemetria por rádio). Isso é demonstrado de forma impressionante pelo fato de que até mesmo uma expressão comum em muitas línguas alude à tecnologia quando algo ou alguém "voa sob o radar". Assim como a onda de radar pode penetrar objetos, o radar como tal penetrou inúmeras áreas da vida hoje.

As origens desta história de sucesso, como acontece com muitos outros marcos tecnológicos, estão na Alemanha no final do século XIX: o físico Heinrich Hertz forneceu prova experimental de que as ondas eletromagnéticas são refletidas por objetos metálicos. Com base nessa descoberta, o próximo marco se seguiu quase vinte anos depois – o engenheiro Christoph Hülsmeyer submeteu uma especificação de patente para o chamado telemobiloscópio e, portanto, entrou na história como inventor do radar.

Desde então, a tecnologia de radar se desenvolveu em um ritmo rápido. Há muito tempo é possível detectar mais do que apenas objetos metálicos, o que também é a razão do grande sucesso da tecnologia: Seja para monitoramento do tráfego aéreo e marítimo, meteorologia, sistema de assistência ACC em veículos ou serviços de geodésia e arqueologia, a tecnologia de radar pode ser usada praticamente em qualquer aplicação e literalmente desafia os elementos devido à sua alta resistência a poeira, vapor, água e outras interferências.

Alta funcionalidade com um design compacto

A tecnologia de automação também faz uso dessas propriedades vantajosas: sensores de radar FMCW de última geração (onda contínua modulada em frequência) da Pepperl+Fuchs integram uma gama de funções sem precedentes no design mais compacto. Estes dispositivos são capazes de determinar a distância, bem como a direção do movimento e a velocidade dos objetos em seu alcance de detecção com alta precisão e até mesmo penetrar ou suprimir alvos interferentes localizados entre o alvo de medição e o sensor.

Saiba mais sobre os sensores de radar, como eles funcionam e como podem ser usados de forma eficaz em uma ampla gama de aplicações.

e-news

Fique por dentro de novidades e informações relevantes sobre a automação.

Clique aqui!
amplify – A Revista da Pepperl+Fuchs

Explore a nossa revista digital! Cases de sucesso, relatórios de aplicação, entrevistas e novidades esperam por você.

Sensores de radar da Pepperl+Fuchs

Os sensores de radar industriais da Pepperl+Fuchs oferecem medição de distância e velocidade livre de interferências, mesmo em chuva, nevoeiro, vento ou poeira. Saiba mais sobre este princípio de funcionamento sensorial único e todas as vantagens que ele oferece para você.