Atendimento ao Cliente da Divisão de Sensores Industriais
Rede de Atendimento - Divisão de Proteção Contra Explosão

Painéis de Controle + Distribuição (Ex de)

Mesclar proteção segura para equipamentos não Ex com a opção de comissionamento rápido e modificação fácil é o benefício de combinar os tipos de proteção contra explosão Ex d e Ex e.

Uma ampla variedade de invólucros à prova de chamas resistentes está disponível para proteger o equipamento de explosão ou riscos ambientais enquanto os elementos de operador e os terminais para conexão de energia e sinal são facilmente acessíveis nos invólucros Ex e.

Cada solução isolante é personalizada exatamente para atender às exigências da aplicação específica. A fim de projetar a solução ideal, os experientes engenheiros de projeto dos Centros de Engenharia de Solução da Pepperl+Fuchs estão em contato próximo com o cliente durante todo o projeto. As soluções são enviadas para o local de operação com certificação e documentação completas. O comissionamento será rápido e fácil, pois não há necessidade de abrir o invólucro Ex d no local.

As soluções Ex de consistem de uma combinação de invólucro resistente a chamas (à prova de chamas Ex d) na parte superior e invólucro de segurança aumentada Ex e na parte inferior, o que inclui terminais e elementos de controle em instalações personalizadas. Os invólucros estão firmemente conectados por meio de um duto de cabos especiais. Um flange entre os invólucros impede o acúmulo de poeiras e a penetração de umidade.

Componentes para tecnologia de medição e controle ou instalação elétrica que não foram projetados especificamente para áreas classificadas podem ser instalados no invólucros à prova de chamas Ex d. Além de barreiras isoladas da Pepperl+Fuchs, esses componentes podem incluir sistemas DCS e ESD ou outros instrumentos feitos de acordo com as especificações do usuário. O invólucro resistente à pressão impede que os dispositivos não Exrepresentem uma ameaça ao meio ambiente. Em condições ideais, o invólucro à prova de chamas Ex d é aberto o mínimo possível após a instalação inicial, pois regras especiais da norma IEC 60079-14 devem ser observadas durante a abertura e o fechamento. O invólucro de segurança aumentada Ex e contém apenas componentes com certificação Ex. Isso o torna o acesso ao invólucro Ex d muito mais fácil e seguro. Terminais e elementos de controle e monitoramento podem ser reparados ou substituídos a qualquer momento, mediante a conformidade com os termos relevantes.

Dessa forma, os clientes podem aproveitar os benefícios oferecidos pelos dois tipos de proteção: os invólucros de segurança aumentada Ex e permitem fácil extensão e modificação dos elementos de controle neles contidos. Os controladores no invólucro Ex d estão prontos para o uso e permitem um rápido comissionamento com pouco tempo de inatividade do sistema e trabalho de manutenção reduzido.