Atendimento ao Cliente da Divisão de Sensores Industriais
Rede de Atendimento - Divisão de Proteção Contra Explosão

Você consegue desvendar? Descubra a resposta deste enigma no e-news, edição nº 1, de fevereiro de 2020

2017-07-26

Entre verdades e mentiras

Two means of escape
Descubra qual rota de fuga o ladrão escolheu!

Um inspetor de polícia quer resolver um roubo e está perto de rastrear o ladrão. Para reconstruir o crime, ele precisa seguir a rota de fuga e pensar em qual dos dois possíveis caminhos o ladrão poderia ter escolhido. Para esclarecer isso, o inspetor de polícia entrevista três testemunhas. Portanto, ele tem permissão para fazer duas perguntas, mas só pode fazer uma pergunta a uma testemunha de cada vez. Entre as testemunhas estão um mentiroso notório, uma pessoa totalmente honesta e alguém que mente ocasionalmente. O inspetor de polícia não sabe qual das três testemunhas mente sempre, mente ocasionalmente ou sempre diz a verdade.

Como o inspetor de polícia deve agir para saber qual rota de fuga o ladrão escolheu? Quais perguntas o inspetor deve fazer?


Solução

A primeira pergunta a fazer a uma testemunha é:

Qual dessas outras testemunhas é mais provável que irá dizer a verdade?

As respostas devem ser divididas em três possíveis casos:

  1. A pergunta foi feita para a testemunha que fala a verdade que apontará para o mentiroso ocasional.
  2. A pergunta foi feita para o famoso mentiroso. A resposta verdadeira seria para apontar para a testemunha "sempre honesta". Mas, como um famoso mentiroso, ele seleciona o mentiroso ocasional (como no caso 1).
  3. A pergunta foi feita para o "mentiroso ocasional". Ele aponta arbitrariamente em direção à testemunha mentirosa ou verdadeira.

Analisando as respostas, você verá que o "mentiroso ocasional" é a testemunha questionada ou quem a outra testemunha indica. Ou seja, a pessoa que não é questionada ou indicada pelas outras testemunhas pode ser o "mentiroso ocasional". A pessoa sempre diz a verdade ou a mentira. O policial agora faz uma segunda pergunta mais complicada para essa testemunha:
 

Qual rota de fuga a testemunha que não mente ocasionalmente indica?

Os seguintes dois casos são possíveis:

  1. A quem a segunda pergunta é feita sempre informa a verdade. Se a outra testemunha (que não seja o famoso mentiroso) for questionada, essa pessoa sempre apontará na direção errada. Portanto, para responder a pergunta de maneira verdadeira, a testemunha que não mente também indica a rota de fuga errada.
  2. A pergunta é feita para o famoso mentiroso. Se a pergunta for endereçada à testemunha que sempre diz a verdade, o mentiroso apontará a rota de fuga usada pelo ladrão. Como a pergunta "para qual direção a outra pessoa apontaria" foi feita para o mentiroso, ele, claramente, não indicaria a rota que a testemunha honesta indicou. Sendo assim, ele indica que a rota de fuga errada.

Em ambos os casos, os entrevistados apontam para a rota de fuga incorreta. Agora, o inspetor de polícia simplesmente precisa escolher o outro caminho para concluir com sucesso sua investigação e capturar o ladrão.


Para resolver este enigma, é necessário garantir que a primeira pergunta elimine a possibilidade de que a segunda pergunta seja endereçada ao "mentiroso ocasional". Se você identificou uma pessoa que sempre se comporta da mesma forma (independentemente de estar sempre mentindo ou falando a verdade), você poderá resolver o mistério com a ajuda de uma segunda pergunta apropriada.


amplify – A Revista da Pepperl+Fuchs

Explore a nossa revista digital! Cases de sucesso, relatórios de aplicação, entrevistas e novidades esperam por você.

e-news

Fique por dentro de novidades e informações relevantes sobre a automação.

Clique aqui!