Atendimento ao Cliente da Divisão de Sensores Industriais
Rede de Atendimento - Divisão de Proteção Contra Explosão

Energia eólica – Proteção contra raios para turbinas eólicas

Proteção contra raios
A energia eólica é uma forma de energia solar. O aquecimento irregular da atmosfera pelo sol, as irregularidades da superfície da terra e a rotação da terra causam os ventos. Os padrões de fluxo de vento são modificados pelo terreno da terra, por corpos de água e pela vegetação. Usamos esse fluxo de ventos para gerar eletricidade.

O termo energia eólica descreve o processo pelo qual o vento é usado para gerar energia mecânica ou eletricidade. As turbinas eólicas convertem a energia cinética do vento em energia mecânica. Essa energia mecânica pode ser usada para tarefas específicas (como trituração de grãos ou bombeamento de água) ou um gerador pode converter essa energia mecânica em eletricidade.

Então, como as turbinas eólicas geram eletricidade? Em poucas palavras, uma turbina eólica funciona da maneira oposta a um ventilador. Em vez de usar eletricidade para fazer vento, como um ventilador, as turbinas eólicas usam o vento para gerar eletricidade. O vento gira as pás, que giram um eixo, que se conecta a um gerador e gera eletricidade.

Como a maioria das turbinas eólicas tem 60 a 150 metros de altura, elas são muito suscetíveis a raios e a picos de energia. IEC 61400-24 (VDE 0127 parte 24) é a base para o projeto do conceito de proteção contra raios.

A Pepperl+Fuchs oferece uma linha completa de produtos projetados para proteger equipamentos industriais, como turbinas eólicas, contra os perigos dos raios. Produtos que oferecem proteção contra sobretensão, proteção contra raios, isolamento de sinal e caminhos de aterramento seguros estão disponíveis.



amplify – A Revista da Pepperl+Fuchs

Explore a nossa revista digital! Cases de sucesso, relatórios de aplicação, entrevistas e novidades esperam por você.

e-news

Fique por dentro de novidades e informações relevantes sobre a automação.

Clique aqui!